top of page

A versão final do documento pode ser consultada aqui:

 

 

 

Os resultados apresentam-se de seguida.

 

Num futuro próximo é expectável que de uma forma consistente e progressiva, o uso de tecnologias de microprodução prolifere nas redes de distribuição em vários níveis de tensão, devido às suas vantagens ambientais e caraterística inesgotável. Esta tendência permite que o consumo de energia seja mais eficiente devido às reduções de perdas na rede de transmissão. Tal acarreta preocupações no que concerne à operação, organização e planeamento do SEE, com enfâse especial nas redes BT, onde o efeito de subida de tensão assume-se como o mais preocupante.

 

Nesta secção apresentam-se os resultados mais relevantes obtidos nos testes dos algoritmos de controlo de tensão. Primeiramente, será efetuado um estudo sobre o impacto que a introdução de microprodução tem nas redes de distribuição de BT, com especial destaque para o efeito de subida de tensão que este causa nos perfis de tensão na rede. Em seguida, serão apresentados métodos para controlo de tensão que procuram mitigar este problema, sendo que é comparada a eficácia de cada uma das soluções por eles apresentadas. 

Pode concluir-se pela figura da esquerda que, sem a presença da microprodução, a operação da rede não apresenta quaisquer problemas ao nível das tensões, respeitando os limites técnicos definidos na legislação e, por consequente, garantindo o bom funcionamento da rede. Por outro lado, a introdução massiva de unidades de microprodução (figura do lado direito) sem qualquer tipo de controlo conduz ao efeito de subida de tensão ao longo rede devido à característica fortemente resistiva da rede BT (R>>X), bem como ao fato de se verificar um forte desalinhamento entre a produção e a carga, examinam-se sobretensões em vários barramentos como consequência do aumento da potência ativa injetada na rede por parte das tecnologias FV. Dado que para o adequado funcionamento da rede BT não se deve verificar valores de tensão superior a 1.1 p.u., foram implementadas as estratégias de controlo.

De acordo com as figura em cima, comprova-se que os níveis de tensão se nivelaram nas três fases em toda a rede, mantendo-se dentro dos limites técnicos admissíveis, em contraste com o perfil de tensão observado para o caso B. Através da figura verifica-se que o perfil de tensão na rede confirma a ideia da ocorrência de um nivelamento das tensões ao longo da rede. Neste cenário, os dispositivos de armazenamento dispersos pelos barramentos da rede demonstram-se eficazes no controlo local de tensão, conseguindo, por si só, manter os níveis de tensão dentro dos limites.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page